logo RCN
JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

Retalhos da história

  • Arquivo JI - Morador conta como era viver no Boa Vista no tempo que não existiam pontes sobre o rio Cachoeira

Da redação Ary Silveira de Souza - 25/01/2023 - 15h44min - Wenceslau de Oliveira Borges, antigo morador do atual bairro Boa Vista, em entrevista para o Jornal do Boa Vista, publicada na edição nº 26, de 30 de junho de 2000, falou sobre vários aspectos da história do seu bairro, incluindo o trecho que publicamos abaixo.

Eu lembro que existiam duas frágeis pontes de madeira sobre o rio Cachoeira; uma no início da rua 15 de Novembro, proximidades do Cine Palácio e outra, somente para pedestres na rua Otto Eduardo Lepper, usada para acessar a empresa Fabril Lepper. 

Meu pai, Pedro de Oliveira Borges, contava que no seu tempo de escola não havia pontes o que obrigava a caminhar em torno do morro Boa Vista até chegar no ponto onde hoje está a rua Castro Alves, no atual bairro Saguaçu. Durante muito tempo a principal via foi o rio Cachoeira, principalmente para os moradores venderem o excedente de suas culturas de farinha, arroz e também peixes”.

Na data da entrevista,  Wenceslau de Oliveira Borges estava com 82 anos, casado com a Sra. Délia, residia na rua Albano Schmidt, no Boa Vista. Foto: Jornal do Boa Vista.

Nota: A rua Otto Eduardo Lepper era a denominação do trecho da Princesa Isabel entre  a rua Dona Francisca e a atual Beira-rio.

 

Prefeitura de Joinville realiza limpeza de 300 km de rios, valas e canais Anterior

Prefeitura de Joinville realiza limpeza de 300 km de rios, valas e canais

Joinville: Caminhoneiro é flagrado transportando Arara que seria comercializada sem autorização do IBAMA Próximo

Joinville: Caminhoneiro é flagrado transportando Arara que seria comercializada sem autorização do IBAMA

Deixe seu comentário